Notícias

Butantan entrega 10 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda

Lote é o maior já enviado desde janeiro; entretanto, Instituto diz que não conseguirá concluir a entrega das 100 milhões de doses previstas para terça (31)


30/08/2021 12h02

Nesta segunda-feira (30), o Instituto Butantan liberou mais 10 milhões de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. É o maior lote já enviado para o governo federal desde o início das entregas, em janeiro deste ano.

Com o lote recorde, o Butantan completa o repasse de 92,8 milhões de dosesO governador de São Paulo João Doria (PSDB) acompanhou a entrega nesta manhã.

"Hoje é um dia histórico, é a maior entrega de vacinas do Butantan. Um orgulho para o Estado de São Paulo, um orgulho para o Instituto Butantan, estarmos entregando hoje, em uma única leva, 10 milhões de doses da vacina para o Ministério da Saúde, que por sua vez fará a distribuição, espero que de imediato, para todos os estados brasileiros", disse Doria

As vacinas enviadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de imunizantes. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.

Em coletiva de imprensa durante a liberação do lote, o diretor do Instituto Dimas Covas disse que o Butantan não vai conseguir completar a entrega das 100 milhões de doses nesta terça-feira (31), conforme previsto e sustentado por Doria até semana passada. 

Covas admitiu que o encerramento foi adiado e não informou qual a nova data prevista.

"Não entregaremos as 54 milhões de doses até amanhã. Nós estamos reprogramando as entregas em virtude de dois fatos. O primeiro fato foi a própria manifestação do Ministério [da Saúde], que excluiu a vacina como sendo a vacina para a terceira dose. Então, isso muda um pouco a programação. Nós estamos reprogramando porque nós temos outros contratos a serem atendidos, outros estados, outros países, então nós estamos reprogramando, não vamos realizar as entregas das 54 milhões", disse.

Leia também: Biden declara situação de desastre após furacão Ida atingir LouisianaBrasil registra aumento de 564% de área minerada nos últimos 35 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças