Notícias

Opinião discute impostos sobre refrigerantes e outras bebidas açucaradas

Sob o comando de Andresa Boni, programa inédito vai ao ar nesta quinta (2), às 20h30, na TV Cultura, site da emissora e YouTube


30/08/2021 19h20

No Opinião desta quinta (2), o tema é a tributação sobre refrigerantes e outras bebidas. Sob o comando de Andresa Boni, programa inédito vai ao ar nesta quinta (2), às 20h30, na TV Cultura, site da emissora e YouTube. 

Com a discussão da Reforma Tributária no Congresso Nacional, uma petição intitulada Tributo Saudável propõe aumentar os impostos de bebidas açucaradas no país como forma de reduzir o consumo de açúcar pela população. 

De acordo com um estudo feito pela FIPE sob encomenda dos organizadores da campanha, além dos benefícios à saúde, a tributação de bebidas açucaradas no Brasil aumentaria a arrecadação e capacidade de investimento do governo, o PIB, e a geração de empregos. 

Com o imposto mais alto, consumidores passariam a adquirir produtos mais saudáveis e não tributados, como água, leite e sucos naturais, que empregam maior quantidade de mão de obra em suas cadeias produtivas. Por outro lado, economistas afirmam que experiências de outros países não trouxeram os benefícios esperados.

Para debater o assunto, o Opinião recebe a coordenadora do projeto Alimentação da ACT Promoção de Saúde Marília Albiero, a médica endocrinologista Zuleika Halpern e o economista Maílson da Nóbrega.

Veja a edição da última semana, que falou sobre os impactos da inflação no Brasil:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças