Notícias

Redes sociais estimulam comportamento 'revoltado' nas postagens, diz estudo

Um levantamento da Universidade de Yale mostra que publicações que expressam "ultraje moral" são recompensadas com curtidas e compartilhamentos, aumentando as chances de novos posts similares


30/08/2021 21h15

Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que os algoritmos de plataformas como o Twitter estimulam comportamentos de revolta nas postagens. 

Segundo o levantamento, publicações que expressam ultraje moral, nas palavras dos pesquisadores, são recompensadas com engajamento e "treinam" usuários para realizar posts similares no futuro.

Publicado em 13 de agosto, o estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da universidade acompanhou atividades no Twitter de cerca de 7 mil usuários e mais de 12 milhões de publicações. Também foram feitos dois testes comportamentais controlados, que analisaram a percepção dos participantes sobre as interações.  

Leia também: 'Rachadinhas': Defesa de Flávio Bolsonaro pede adiamento do julgamento de foro privilegiado

De acordo com o estudo, as recompensas de curtidas e compartilhamentos em determinados tipos de postagem têm influência direta sobre o comportamento dos usuários. "Descobrimos que expressões de feedback social positivo aumentam as chances de novas expressões de ultraje", explica o artigo científico.

Na prática, usuários que receberam engajamento maior em postagens com tom de revolta demonstraram mais chances de expressar o mesmo sentimento em outras publicações. 

Leia também: "É minha prerrogativa exonerar esquerdistas", diz Sérgio Camargo após acusações de assédio

Os pesquisadores também identificaram que as expressões de revolta mudam em espaços mais extremos ideologicamente: nessas redes, esse tipo de postagem é mais comum, porém os usuários são menos sensíveis ao feedback externo. 

O artigo ressalta que os resultados demonstram o efeito do funcionamento dessas plataformas no debate público digital, mas lembra que mais estudos seriam necessários para avaliar o que isso significa em relação à vida fora das redes. 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças