Notícias

Após retirada de tropas americanas do Afeganistão, Talibã diz querer relações diplomáticas com os EUA

Porta-voz do grupo extremista, no entanto, também faz alerta para futuros invasores


31/08/2021 07h58

Após os Estados Unidos concluírem a retirada de tropas do Afeganistão, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que o país quer manter boas relações com os norte-americanos, segundo os sites internacionais de notícias.

Nesta terça-feira (31), a embaixada americana em Cabul, capital do Afeganistão, anunciou a suspensão das operações. “Enquanto o governo dos EUA retirou seu pessoal de Cabul, continuaremos a ajudar os cidadãos dos EUA e suas famílias no Afeganistão a partir de Doha, Qatar”, diz uma nota, publicada no site do organismo.

A partir de agora, o Talibã passa a controlar de fato o Afeganistão. Logo após o último avião dos EUA decolar, o grupo realizou uma entrevista no aeroporto internacional de Cabul, cenário de tensão nas últimas semanas.

Inicialmente, Zabihullah Mujahid parabenizou os afegãos. "Parabéns ao Afeganistão. Esta vitória pertence a todos nós", disse o porta-voz.

Depois, ele afirmou que o Afeganistão quer manter relações diplomáticas com EUA. “Queremos ter boas relações com os Estados Unidos e com o mundo. Saudamos boas relações diplomáticas com todos”.

Mas o porta-voz também deixou um alerta para futuros invasores. "A derrota dos EUA é uma grande lição para outros invasores e para nossas gerações futuras", concluiu Mujahid.

Leia também: Marcello Brito, presidente ABAG, foi o convidado do Roda Viva desta segunda (30); assista à integraRadialista que se identificou como 'Sr. Antivacina' morre vítima de Covid-19

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças