Notícias

Polícia Militar e Federal destroem casas do povo indígena Pataxó Ponta Grande

O território está localizado em Porto Seguro, município da Bahia; De acordo com líder indígena, a ação foi realizada pela Prefeitura Municipal


31/08/2021 12h31

A Polícia Federal e Militar da Bahia demoliu, nesta terça-feira (31), barracas e casas do território indígena Pataxó Ponta Grande, no município de Porto Seguro, segundo Emerson Pataxó, líder jovem do povo.

De acordo com o líder indígena, a ação foi realizada pela Prefeitura Municipal. "Um prefeito da base aliada de Bolsonaro. As lideranças indígenas não foram notificadas, nem tão pouco nossas organizações de base e nossos Caciques. Fomos pegos de surpresa esta manhã", afirmou Emerson fazendo menção ao prefeito Jânio Natal. 

Leia também: Homicídio de pessoas indígenas cresce 21,6% em dez anosMinistério da Saúde lança nova mascote para ações sobre doenças raras

Nesta quarta-feira (1), acontece a votação do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), que demarca as terras indígenas. "Isso acontece na véspera da votação, só configura a forma de como os direitos indígenas são retirados e percebidos nesse Brasil", comentou Emerson.

O jovem líder do povo Pataxó comentou que o Cacique da aldeia foi agredido fisicamente pela polícia militar e jovens foram presos sem justificativa.

O site da TV Cultura entrou em contato com a Polícia Militar e Federal e com a Prefeitura de Porto Seguro, mas até o momento desta postagem, não obteve retorno. 

Veja o vídeo do ocorrido: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças