6 minutos

Quase 7 em cada 10 famílias de SP estão endividadas; dívidas no cartão são maioria

Em um cenário de elevado desemprego e inflação disparando, 67,2% das famílias da cidade de São Paulo possuem algum tipo de dívida, de acordo com levantamento da FecomercioSP.


31/08/2021 19h58

Em um cenário de elevado desemprego e inflação disparando, 67,2% das famílias da cidade de São Paulo possuem algum tipo de dívida, de acordo com levantamento da FecomercioSP. Esse percentual, registrado em agosto, representa a maior taxa de endividamento da série histórica, iniciada em 2004.

As dívidas no cartão de crédito respondem pela maior parte dos débitos, segundo a pesquisa: 80,7% dos paulistanos possuem pendências nessa forma de pagamento. Em seguida, aparecem os carnês, com 18,6% do total, o maior percentual desde agosto de 2015.

Segundo a entidade, são 2,68 milhões de pessoas com algum tipo de débito na cidade – aumentos de 46 mil, na comparação mensal, e de 446 mil em relação a agosto do ano passado, quando essa taxa era de 56,4%.

Os números mostram ainda que as famílias de renda mais alta também estão vendo o endividamento crescer: 62,2% daquelas que ganham mais de 10 salários mínimos no mês possuem algum tipo de pendência, contra 68,9% das com rendimentos até 10 salários.

“Isso é efeito do desemprego e da inflação elevada”, aponta Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças