Notícias

Linhas Cruzadas: Pondé explica raízes cristãs do conceito de fundamentalismo

Edição desta quinta (2) aborda grupos extremistas religiosos como o Talibã, que recentemente recuperou o controle do Afeganistão


02/09/2021 22h10

No Linhas Cruzadas desta quinta (2), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama, o assunto foi extremismo religioso e os impactos geopolíticos da volta do Talibã ao poder no Afeganistão.

Para falar sobre o conceito de fundamentalismo religioso, frequentemente usado para tratar de grupos islâmicos, o filósofo explicou as raízes do termo no cristianismo. "Na verdade não vem do islamismo o conceito, acho que a gente pode aproveitar o momento para esclarecer. A expressão fundamentalismo está muito mais ligada à história do movimento evangélico nos Estados Unidos do que propriamente a história do Islã".

Leia também: Thaís Oyama relembra visita ao Afeganistão no Linhas Cruzadas

"O movimento evangélico protestante, aquele protestantismo profundo americano, que se associa por exemplo a eleitores do Trump ou alguma coisa assim, esse protestantismo no começo do século 20 defendia certas posições bíblicas como o criacionismo, eles resistiam ao Darwinismo, à emancipação feminina. Então, eles tinham uma proposta de viver segundo os fundamentos do cristianismo. [...] Ou seja, você fazer um movimento de recusa da história e da transformação das interpretações bíblicas", prosseguiu.

Segundo Pondé, a associação do termo com grupos ligados ao Islã ocorreu a partir da revolução islâmica no Irã, nos anos 70, quando a imprensa e acadêmicos americanos consideraram esse movimento análogo ao que se observava nos Estados Unidos entre os evangélicos. 

"Portanto, o termo surgiu no âmbito cristão com sentido positivo para eles, o termo migrou para o ambiente jornalístico, acadêmico, com o significado de grupos religiosos que recusam interpretações do evangelho que for, e têm uma tendência a achar que eles têm acesso à literalidade do texto", completou. 

Leia também:  Linhas Cruzadas analisa impacto geopolítico do retorno do Talibã ao Afeganistão

Veja o trecho:


Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças