Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O Opinião desta quinta-feira (12) tratou da campanha ‘Tributo Saudável’, que pede o aumento dos impostos sobre bebidas açucaradas como forma de reduzir o consumo. No programa, a médica Zuleika Halpern, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, chamou a atenção para casos de obesidade e diabetes do tipo 2 em crianças e adolescentes.

Halpern apontou a mudança nos hábitos alimentares e a falta de atividade física como principais fatores da ocorrência do quadro em cada vez mais jovens. Segundo a endocrinologista, esse cenário, iniciado há cerca de 30 anos, é percebido não só no Brasil, mas também em outros países.

Leia também: Especialistas destacam prós e contras da proposta de tributação de refrigerantes

“Antigamente, a diabetes do tipo 2 acontecia praticamente só em adultos obesos. Hoje nós vemos [casos da doença crescerem] principalmente nos Estados Unidos, onde o índice de obesidade é imenso. Mas infelizmente existe a pandemia da obesidade no mundo inteiro”, observou.

A médica alertou ainda sobre o crescimento do número de jovens obesos e diagnosticados com a doença diante da atual crise sanitária causada pela Covid-19. Halpern relatou que, no último ano, chegou a consultar crianças que tiveram aumento de peso expressivo em razão da alimentação pouco nutritiva e do sedentarismo.

“Eu atendi um menino de 10 anos que ganhou 30 quilos e um outro de 12 anos que ganhou 15 quilos nessa pandemia, não só pela falta de atividades físicas, mas pela oferta para essas crianças de alimentos açucarados”, expôs.

Além da responsabilidade das famílias na reeducação alimentar dos pequenos, a endocrinologista destacou o papel do governo e das escolas na conscientização dos jovens sobre hábitos mais saudáveis.

“Só taxar não vai funcionar, precisa conscientizar em todos os sentidos, pela escola, pela família e pelos governos, que deveriam colocar quadras em áreas seguras brincarem. As crianças estão ficando diabéticas porque estão ficando obesas, e isso é grave. A diabetes tem uma consequência horrorosa. Nada do que prevenir desde a infância”, finalizou.

Leia mais: Brasil mantém tendência de queda da média móvel de óbitos por Covid-19

Assista ao programa na íntegra: