Notícias

MG: Casos confirmados de vaca louca em frigoríficos, exportações à China são suspensas

Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o Brasil e a China, ficaram suspensas temporariamente as exportações de carne bovina


04/09/2021 16h18

Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou, nesta manhã (4), dois casos atípicos da doença da vaca louca em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e de Nova Canaã do Norte (MT) e, cumprindo o protocolo sanitário, Brasil suspende exportações à China.

Segundo a pasta, após a confirmação nesta sexta-feira (3), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi notificada oficialmente.

Os dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica - conhecida como vaca louca - um em cada estabelecimento - foram detectados durante a inspeção ante-mortem. De acordo com a pasta, tratava-se de vacas de descarte que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito nos currais.

Leia mais: Especialistas alertam sobre risco no aumento de desmatamento em terras de indígenas isolados

No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, ficam suspensas temporariamente as exportações de carne bovina.

“A medida, que passa a valer a partir deste sábado (4), se dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos”, afirmou em nota.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a China segue como principal destino da carne brasileira. No mês de julho, o volume total de exportação foi de 91.144 toneladas, com crescimento de 11,2%.

"As receitas tiveram alta de 19,1% somaram US$ 525,5 milhões. Quando se observa o período de janeiro a julho de 2021, os embarques para a China já somam 490 mil toneladas e receitas de US$ 2,493 bilhões, crescimento de 8,6% e 13,8%, respectivamente, no comparativo com o mesmo período de 2020", disse a Abiec.

Leia também: O mistério da "concepção imaculada" dos tubarões

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças