Notícias

Bolsonaro edita MP que limita remoção de contas e conteúdo nas redes sociais

Medida provisória altera o Marco Civil da Internet, segundo a Secom; decisão ocorre na véspera do 7 de setembro, data marcada para manifestações pró-governo


06/09/2021 17h10

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta segunda (6) uma medida provisória que altera o Marco Civil da Internet e dificulta a remoção de conteúdos e contas das redes sociais. 

A medida foi anunciada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) nas redes sociais, e ocorre na véspera do 7 de setembro, data marcada para manifestações pró-governo, que devem contar com a presença do próprio presidente. 

Leia mais: 'Insurreição': lideres mundiais alertam para risco à democracia no dia 7 de setembro

"O Presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar medida provisória que altera o Marco Civil da Internet, reforçando direitos e garantias dos usuários da rede e combatendo "a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores", disse a publicação.

Veja:


De acordo com o governo, a mudança no texto garante "liberdade de expressão" e "maior clareza quanto a "políticas, procedimentos, medidas e instrumentos" utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas". 

O presidente e seus aliados já tiveram publicações nas redes sociais marcadas pelas plataformas como notícias falsas e até removidas. Em janeiro, o Twitter identificou uma postagem de Bolsonaro sobre o chamado "tratamento precoce" como "informação enganosa e potencialmente prejudicial relacionadas à Covid-19". 

Leia também: Governo Bolsonaro deixa vencer R$ 243 milhões em vacinas, testes e remédios

A mudança na MP passa a exigir "justa causa e motivação" para cancelamento, suspensão e exclusão de conteúdo nas redes, além de estabelecer direito de restituição do que foi publicado pelo usuário. O texto integral da MP não foi divulgado. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças