São Paulo continua vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 14 anos nesta quinta
Idosos acima de 90 anos imunizados há mais de seis meses já podem receber a terceira dose
09/09/2021 11h09
Nesta quinta-feira (9), a cidade de São Paulo continua a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades. Eles devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.
É obrigatório, no momento da imunização, apresentar comprovante de residência da capital e um documento de identificação.
Além disso, idosos acima de 90 anos que tenham tomado a segunda dose ou a dose única há, pelo menos, seis meses podem receber a terceira dose da vacina contra a doença.
Os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária.
Toda a rede estará em operação para a vacinação: 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
'Xepa'
As doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 serão destinadas, prioritariamente, como terceira dose a pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.
O segundo grupo que pode se inscrever para a "xepa" é composto por idosos de 60 anos ou mais que já tomaram duas doses da vacina há pelo menos seis meses e, assim, estão aptos para tomar a dose de reforço contra a doença.
Também pode ser contemplado pela "xepa" quem tiver mais de 18 anos e tiver tomado a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer há pelo menos 30 dias. No caso da CoronaVac, é preciso ter tomado a primeira dose há, no mínimo, 15 dias.
Para se inscrever na lista da "xepa" é necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs, e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.
Leia também: Anvisa diz que documentos sobre lotes interditados da Coronavac são insatisfatórios; Reservatórios brasileiros se aproximam do menor nível necessário para geração de energia elétrica
REDES SOCIAIS