No dia em que o atentado ao World Trend Center completa 20 anos, o governo brasileiro divulgou uma nota de solidariedade ao povo americano e às vitimas dos ataques, que deixou cerca de 3 mil mortos. A carta emitida pelo Ministério de Relações Exteriores também lembra de brasileiros que perderam a vida.
"Por ocasião dos 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que deixaram milhares de mortos e feridos, inclusive três brasileiros, o governo brasileiro renova sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo dos Estados Unidos da América", diz a nota.
A pasta também ressaltou que repudia todas as formas de terrorismo. "Todo ato de terrorismo constitui, em si, crime injustificável. O Brasil reitera seu repúdio ao terrorismo em todas suas formas e mantém seu compromisso de trabalhar com a comunidade internacional para combater esse flagelo e a suas causas”.
No final da carta, o governo citou o trabalho de preservação da paz do Brasil junto o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Leia também: Diplomacia alemã para Afeganistão deve ser "inteligente", adverte ministra
"Durante seu décimo-primeiro mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 2022-2023, o Brasil continuará a atuar na prevenção e na resolução de ameaças à paz e segurança internacionais, inclusive o terrorismo, de acordo com os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas", encerrou.
Autoridades norte-americanas e familiares dos mortos compareceram, na manhã deste sábado (11), nas homenagens prestadas às vítimas dos ataques. O 11 de setembro ficou conhecido no mundo todo e completa 20 anos hoje. Na ocasião, o grupo terrorista Al-Qaeda sequestrou quatro aviões. Dois deles se chocaram contra as Torres Gêmeas, que se tornaram o grande símbolo da data.
REDES SOCIAIS