Notícias

Roberto Jefferson é condenado por homofobia contra Eduardo Leite

Falas ofensivas aconteceram em março deste ano nas redes sociais e durante uma entrevista a uma rádio gaúcha


12/09/2021 14h53

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, foi condenado no último sábado (11) pela Justiça do Rio Grande do Sul a pagar R$ 300 mil por declarações homofóbicas contra o governador Eduardo Leite (PSDB). A defesa do político já afirmou que irá recorrer da decisão.

A condenação aconteceu devido a duas declarações ofensivas a Leite em março de 2021. Uma pelas redes sociais e outra durante uma entrevista a uma rádio de Porto Alegre.

A decisão foi do juiz Ramiro Oliveira Cardoso, que acatou a denúncia do Ministério Público contra Jefferson. Segundo ele, as afirmações do ex-deputado fogem do âmbito privado e atingem "uma gama de pessoas". Ainda afirmou que trata-se de "ofensa repugnante, inadmissível e odiosa".

"O fato de a linguagem ser simples, popular, não polida, e empregada no debate público, como dito em sede de defesa, não afasta em nada o cometimento do crime de racismo. Ao contrário, o potencializa, pois aproveita do espaço de discussão pública para retroalimentar o seu preconceito, a sua visão perversa de mundo, atingindo um número maior de pessoas, em verdadeira incitação ao ódio público às pessoas que tem orientação sexual diversa da do requerido", diz a decisão.

Leia também: Brasil recebe 5,1 milhões de vacinas da Pfizer/BioNTech neste domingo (12)

Além do pagamento da multa, o juiz também determinou a exclusão da publicação ofensiva das redes sociais.

Preso desde 13 de agosto, Jefferson está internado em um hospital particular para tratar de uma infecção no trato urinário e dor lombar. Em nota, a defesa do ex-deputado declarou que ele não cometeu crime de homofobia e disse que irá recorrer da sentença.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças