Notícias

Justiça Federal arquiva investigação contra Lula e defesa comemora 19ª vitória

Petista era acusado de receber dinheiro para convencer dirigentes da Costa Rica a negociarem com a OAS


13/09/2021 19h51

A Justiça Federal de São Paulo arquivou, nesta segunda-feira (13), investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suposto tráfico de influência em benefício da OAS. 

O caso era baseado em delação premiada de Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira. Segundo ele, Lula foi contratado pela OAS para convencer, em palestra, dirigentes costa-riquenhos a negociarem com a empresa. Pinheiro e Paulo Okamotto, ex-presidente do Instituto Lula, também não serão mais investigados. 

Decisão da juíza federal Maria Carolina Akel Ayoub, da 9ª Vara Federal de São Paulo, acolheu pedido da defesa do petista e encerrou o caso ao considerar que não existem provas suficientes para seu prosseguimento.

Leia também: STF tira de pauta processo de Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

Em nota, os advogados de Lula comemoraram o que chamaram de 19ª decisão favorável ao ex-presidente. O texto afirma que a delação de Pinheiro foi "direcionada": "Seguindo a mesma receita da “lava jato” de produzir acusações fantasiosas contra alvos pré-definidos, Pinheiro inicialmente acusou Lula de ter realizado tráfico internacional de influência na Costa Rica para favorecer a empresa OAS. Nenhuma pessoa ouvida pela Polícia Federal confirmou a absurda versão apresentada por Leo Pinheiro no momento de sua delação premiada. O próprio executivo negou qualquer pagamento de vantagem indevida ao ex-presidente Lula em novo depoimento".

A defesa também diz que Lula foi vítima de "lawfare", ou seja, uso indevido de recursos jurídicos que resultam em prejuízo político. 

Leia mais: STJ julga recurso de Bolsonaro contra indenização por homofobia nesta terça

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ