Cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram em queimadas no Pantanal, aponta pesquisa
Serpentes aquáticas representaram 60% dos animais mortos; Em 2020, o bioma teve aproximadamente 4 milhões de hectares destruídos
14/09/2021 10h16
Cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram em queimadas no Pantanal no último ano, de acordo com levantamento feito por 30 pesquisadores de órgãos públicos, ONGs e universidades. A pesquisa engloba o período entre janeiro e novembro de 2020. Serpentes aquáticas representaram 60% dos animais mortos.
O estudo submetido ao Scientific Reports, do grupo Springer Nature, tem base em uma metodologia intitulada transectos, que são trilhas traçadas em linha reta em áreas já determinadas pelos focos de incêndio na região. A equipe realizou 114 km de transectos, registrando datas e coordenadas geográficas de carcaças de animais.
Leia mais: Incêndios florestais causam hospitalização de 47 mil brasileiros por ano
Entretanto, o resultado alcançado é subestimado já que alguns animais vivem em tocas, o que impede a identificação.
Em 2020, o bioma teve aproximadamente 4 milhões de hectares destruídos, o equivalente a 26% de todo o Pantanal. Em julho deste ano, um artigo chamado "Pantanal está pegando fogo e só uma agenda sustentável pode salvar a maior área úmida do mundo", apontou que os incêndios haviam afetado cerca de 65 milhões de animais vertebrados e 4 bilhões de invertebrados.
Leia também: Avião cai no meio da mata na região de Piracicaba, interior de São Paulo
REDES SOCIAIS