Notícias

Paquistão garante que o Talibã é uma opção pela paz

O primeiro ministro Imran Khan pede que o país seja ajudado, mas que não haja controle pelos direitos das mulheres


16/09/2021 11h36

De acordo com reportagem do El País, nesta quinta-feira (6), o primeiro-ministro Imran Khan veio a público apenas um mês após a queda de Cabul para cobrar os Estados Unidos pelos esforços realizados nas últimas duas décadas.

O Paquistão, é um dos estados que historicamente tem dado mais cobertura ao Talibã, e está acelerando um movimento regional para apoiar o novo governo de Cabul. 

Foi no Paquistão onde as forças armadas americanas capturaram o líder da Al Qaeda Osama Bin Laden, em 2011.

O ministro ainda disse que nunca teria embarcado na guerra criada pelos Estados Unidos. “Esperamos e oramos pela paz depois de 40 anos [no Afeganistão]”, afirma.

Leia mais: Estado Islâmico promove diversos ataques terroristas no Iraque

Ele também acredita que é uma "falácia" tentar governar o país do exterior e pede apoio internacional para que o Taleban seja reconhecido como um governo e possa enfrentar a crise humanitária. “Nenhum governo fantoche no Afeganistão tem o apoio do povo", disse Imran Khan em comunicado na quarta-feira (15).

O país hospeda a maioria dos refugiados vindos do Afeganistão, e por isso Kahn garantiu que a capital Islamabad não pode abrigar mais refugiados. Muitos estão em diferentes partes do país e temem que sejam localizados pelas autoridades do Paquistão e devolvidos ao outro lado.

De acordo com o ACNUR, que é a agência da ONU para refugiados, oficialmente há 1,4 milhão de refugiados afegãos no Paquistão e muitos já são de segunda e terceira geração. O primeiro-ministro elevou esse número para três milhões, incluindo os que residem sem documentação.

Leia também: Chefe do Estado Islâmico no Grande Saara é morto, afirma Macron

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças