O Governo do Estado de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (16), uma campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce do vírus HIV, responsável pela Aids. Das 10h às 15h, profissionais da saúde distribuem autotestes gratuitos na estação Tatuapé, que fica na Linha 3-Vermelha do Metrô na capital paulista.
Preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, também são distribuídos pelos agentes. Apesar de orientar sobre os cuidados e distribuir os testes, eles não podem ser realizados na própria estação por conta das medidas sanitárias de combate à pandemia.
Leia mais: Vacinação contra a Covid-19 de adolescentes é suspensa em Natal e Salvador
Brasil é um dos poucos países que não investiram em educação durante a pandemia
“Nos meses de julho e agosto foram distribuídos 4.200 autotestes, mais de 23 mil preservativos masculinos, cerca de 6 mil preservativos femininos, seis mil frascos de gel lubrificante e duas mil pessoas foram atendidas nas estações do Metrô”, aponta o governo estadual em nota.
A pessoa que desejar se testar deve coletar uma amostra de fluido oral ou sangue. Testes para diagnósticos do vírus podem ser realizados em qualquer época do ano no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids ou por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que aqueles que têm o HIV não são, necessariamente, acometidos pela Aids.
REDES SOCIAIS