Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo/TV Cultura
Arquivo/TV Cultura

Dois dos mais importantes diretores e roteiristas da televisão e do cinema no Brasil, Guel Arraes e Jorge Furtado foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (20).

Ao ser perguntado pela jornalista e apresentadora do Roda, Vera Magalhães, sobre o papel e a responsabilidade do jornalismo no panorama político atual, Jorge Furtado disse que “a imprensa é uma muralha contra a barbárie”.

“Basta ver que nem nos números de mortos nós pudemos confiar no governo. Teve que ser feito um consórcio de veículos de imprensa para nos dizer quantas pessoas estavam morrendo. A imprensa virou uma ilha de racionalidade e lógica neste momento”, declarou.

Leia Também: Guel Arraes e Jorge Furtado pedem mais diversidade entre roteiristas de filmes e séries

Apesar do reconhecimento da importância dos meios de comunicação, Furtado também defendeu que a imprensa tem sua responsabilidade no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“A imprensa tem uma parcela importante ao criminalizar a política, ao ter entrado num jornalismo declaratório sem muito critério, ao ter menosprezado o risco de um governo de extrema direita, ao dizer que era uma difícil escolha. O copo da imprensa está bem cheio mas já esteve bem vazio”, comentou Jorge.

Assista ao trecho:

Leia Também: “Lula e Bolsonaro têm capacidade de comunicação popular muito forte”, analisa Jorge Furtado

Jorge Furtado trabalhou em "Nada Será Como Antes"; "Sob Pressão"; "O Homem que Copiava" e "Todas as Mulheres do Mundo".

Participaram da bancada de entrevistadores Marina Person, apresentadora, cineasta e atriz; Ale Santos, escritor afrofuturista e podcaster no Infiltrados no Cast; Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue Brasil; Maria Fortuna, repórter de cultura do Jornal O Globo; Dirceu Alves Jr, jornalista e crítico de teatro.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.