Notícias

TV Cultura firma parceria com Xinhua, principal agência de notícias da China

Assinado na última segunda-feira (20), o acordo consiste num intercâmbio de informações e, posteriormente, de conteúdos como documentários e séries


21/09/2021 14h55

A TV Cultura deu início na última segunda (20) a um contrato de cooperação com a Xinhua, agência de notícias oficial da República Popular Chinesa, principal e maior órgão gerador de notícias do país. A parceria consiste num intercâmbio de informações e, futuramente, de documentários, séries e programas culturais.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba; o diretor da Agência Xinhua, Chen Weihua; a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; e Múcio Aguiar, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa.

"Esse acordo permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses", afirmou o presidente da FPA.

A Xinhua foi fundada em 1931, possui mais de 10.000 funcionários, 31 escritórios na China e 107 espalhados pelo mundo, com publicações em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão. 

O diretor da agência, Chen Weihua, destacou a importância da TV Cultura no Brasil: "Não é uma TV baseada somente em São Paulo, é divulgada no Brasil inteiro. Então essa parceria entre a Xinhua e a TV Cultura vai ajudar os dois povos a se conhecerem cada dia mais".

Para Chen Peijie, que participou da cerimônia por meio de transmissão virtual, o acordo de cooperação entre dois parceiros fortes "certamente vai viabilizar a divulgação de informações e emitir uma voz enérgica", que irá impulsionar a construção de uma comunidade de pudor compartilhado.

Segundo Múcio Aguiar, a parceria vai permitir que os brasileiros conheçam cada vez mais a China, país que tem maior relação comercial com o Brasil.

E para o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba, essa cooperação tem uma importância estratégica visto que Brasil e China são dois grandes protagonistas na economia, na cultura e na geração de conteúdo. "Então, além de nós termos acesso primeiro à essas informações, é uma importante integração entre duas culturas no mundo e isso cada vez mais se acentuará", afirmou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças