Notícias

Aras diz que governo Bolsonaro adotou “inúmeras medidas para reduzir" o desmatamento

PGR se posicionou sobre duas ações que acusam o governo de omissão em relação ao desmatamento da Amazônia


22/09/2021 17h56

Após cobrança forma da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou sobre duas ações que apontam omissão do governo no combate ao desmatamento na Amazônia. Augusto Aras defendeu as ações de Bolsonaro e afirmou que foram adotadas “inúmeras medidas para reduzir ao máximo possível o atual cenário”.

A exigência do STF aconteceu pelo fato do Ministério Público Federal estar com os processos nas mãos desde maio, mas não ter nenhuma manifestação da PGR. O prazo estipulado pela ministra era de três dias.

Antes de se posicionar sobre os casos, Aras afirmou que a “imposição pelo Judiciário de um modo específico de gerir a questão representaria ingerência indevida na execução das políticas públicas ambientais de competência dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Em seguida, ele sustentou que essas ações não são “instrumentos adequados para acompanhar ou fiscalizar a execução de políticas públicas e a atuação de seus gestores”.

Leia também: No AM, operação prende 39 pessoas acusadas de tráfico de drogas, homicídio e roubo

As ações questionam “atos omissivos e comissivos perpetrados pela União, incluindo o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, o ICMBio e a Funai, que têm ocasionado o expressivo e sem precedentes aumento dos índices de desmatamento, queimadas e incêndios na Amazônia em 2019 e em 2020”.

A PGR alegou que as omissões apontadas nas ações, relacionadas ao controle e prevenção do desmatamento ilegal, já são objetos de análise do Ministério Público Federal, em procedimentos fora da seara jurisdicional.

Aras também lembrou que a Câmara do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Procuradoria fez um mapeamento para acompanhar o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, o Fundo da Amazônia, Fundo do Clima e Prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia Legal.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças