6 minutos

União Europeia quer mudar padrão de carregadores do iPhone

A Apple pode ter que reprojetar seus iPhones para comportar entradas USB-C, de acordo com as regras de um projeto da União Europeia que visa reduzir o desperdício e simplificar a vida dos consumidores que possuem vários dispositivos.


23/09/2021 14h25

A Apple pode ter que reprojetar seus iPhones para comportar entradas USB-C, de acordo com as regras de um projeto da União Europeia que visa reduzir o desperdício e simplificar a vida dos consumidores que possuem vários dispositivos.

A Comissão Europeia disse na quinta-feira que deseja que um único tipo de porta de carregamento seja usado para todos os smartphones e tablets, bem como equipamentos como câmeras, alguns fones de ouvido, alto-falantes portáteis e consoles de vídeo portáteis.

“Com mais e mais dispositivos, mais e mais carregadores são vendidos que não são intercambiáveis ​​ou são desnecessários”, disse Thierry Breton, chefe da indústria da UE, em um comunicado por e-mail. “Estamos acabando com isso.”

A Apple se opõe a estabelecer um conector padrão, dizendo que corre o risco de prejudicar inovações que podem dar origem a produtos mais eficientes em termos de energia. O projeto de lei aumenta a pressão que a UE vem exercendo nos últimos anos, com investigações antitruste sobre a loja de aplicativos e o sistema de pagamento da Apple, o que levou a uma disputa legal após uma ordem massiva de devolução de impostos.

A Apple está “preocupada que uma regulamentação estrita que obrigue apenas a um tipo de conector sufoque a inovação em vez de encorajá-la”, de acordo com um comunicado enviado por e-mail. A empresa sediada em Cupertino, Califórnia, disse que “se preocupa profundamente com a experiência do cliente” e compartilha o “compromisso da comissão de proteger o meio ambiente”.

A fabricante do iPhone começou a remover adaptadores da embalagem no ano passado para reduzir o desperdício. Embora a empresa use USB-C para alguns dispositivos, ela possui seu próprio cabo Lightning e carregadores magnéticos para iPhones e alguns acessórios.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças