Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

O eclipse nada mais é do que o escurecimento total ou parcial de um astro por conta do alinhamento de dois corpos celestes. Existem dois tipos de eclipses, o solar e o lunar.

O eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, e projeta sua sombra sobre a Terra. Já o lunar é quando a Terra faz sombra na Lua, cobrindo totalmente o disco lunar.

Ele pode ser dividido em eclipse solar total, quando uma área inteira é coberta, ou eclipse solar parcial, quando a luz do Sol é encoberta. E o eclipse solar anelar ocorre quando a Lua não encobre toda a área do Sol e forma um anel em volta do satélite natural da Terra.

Veja imagens: Webstory: O que é e como acontece o eclipse?

Já o lunar é quando a Terra faz sombra na Lua, cobrindo totalmente o disco lunar. Por não ter luz própria, fica inteiramente ou parcialmente encoberta. Assim como o solar, também é dividido em total, quando a Lua é totalmente coberta; em penumbral, quando a Lua está na área de penumbra; e em parcial, quando está entre a penumbra e a luz.