O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27). A data tem como objetivo enfatizar a importância de se tornar doador.
O Ministério da Saúde lançou uma campanha com o objetivo de sensibilizar familiares, já que para que a doação seja realizada, eles precisam autorizar, ainda que o paciente tenha declarado em vida a intenção de ser um doador.
Durante o evento de lançamento da campanha, Gabriela Gonçalvez, que realizou um transplante em 2014 disse, “Quando tem alguém doente, todo mundo adoece, a família adoece. Mas quando o paciente recebe o transplante e recupera a saúde, a família também recupera. O transplante é eficaz, eu sou a maior prova. Nós somos saudáveis!”.
Atualmente no Brasil, mais de 52 mil pessoas precisam de um transplante, em sua maioria de rim, fígado ou coração. O país tem o maior programa público de transplante de órgão no mundo. Cerca de 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja a campanha:
Saiba mais na edição desta segunda-feira (27) do Jornal da Tarde:
Leia mais: Negros têm mais risco de morrer de Covid-19 mesmo no topo da pirâmide social, aponta estudo;Cerca de 54% dos moradores de favelas do Rio perderam emprego durante a pandemia, aponta pesquisa
REDES SOCIAIS