Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Cerca de 1 milhão de estudantes brasileiros estão com três meses ou mais de atraso no pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A inadimplência atingiu um recorde durante a pandemia da Covid-19: Em julho de 2020, mais da metade dos contratos não foram pagos.

Especialistas da área relacionam o aumento da inadimplência com o desemprego, que atualmente atinge quase 30% dos jovens entre 18 e 24 anos. Para Claudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV-SP, a solução está na renegociação de dívidas.

Leia também: 1000 dias de governo Bolsonaro: 'Nada está tão ruim que não possa piorar', diz presidente sobre economia

“Além disso, por que não acoplar ao FIES algum mecanismo de recolocação desses jovens?”, questionou Claudia. Segundo ela, existe a necessidade de uma política mais forte de empregos para a juventude.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que a possibilidade de renegociação de dívidas está sendo estudada, mas sem previsão de realizá-la. Pelas regras atuais do FIES, os estudantes podem quitar as dívidas assim que encontrar um trabalho com carteira assinada ou um ano e meio após o término do curso.

O prazo para o pagamento pode chegar a até 12 anos e os juros variam entre 0 e 6,5% ao ano, mais correção monetária. O nome do estudante é negativado com o atraso de 30 dias do pagamento das parcelas.

Leia também: Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)

A educadora da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro afirmou que a política prejudica ainda mais o estudante: “Toda vez que você tem algo negativo no seu currículo, isso pesa impedindo que você consiga algum emprego, não digo nem o melhor emprego”.

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde: