Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (27) recebeu o ex-presidente Michel Temer. O programa comemora 35 anos de história.

Michel Temer Lulia foi Procurador-Geral do estado de São Paulo e, em seguida, exerceu por duas vezes o cargo de Secretário de Segurança Pública do estado. Chegou à presidência da República após o impeachment da petista Dilma Rousseff, de quem era "vice decorativo", como ele próprio se intitulava.

Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, questionou Michel Temer se o Congresso Nacional demorou para abrir um possível processo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido).

“O impeachment pegou moda no Brasil. Desde o governo Itamar [Franco] houve inúmeros pedidos de impedimento. Eu fui presidente da Câmara duas vezes durante o governo Fernando Henrique. Eu arquivava os pedidos de impedimento, no Governo Lula também havia pedidos de impeachment que eu examinava e acabava arquivando. Ter uma decisão [sobre os processos] é importante

Dois presidentes do Brasil sofreram impeachment. Em 1992, Fernando Collor e Dilma Rousseff em 2016. Segundo a legislação, quem abre o processo de impedimento no país é o presidente da Câmara dos Deputados. O comandante da Casa, Arhur Lira (PP-AL) afirmou diversas vezes que não analisará os pedidos contra Bolsonaro por não achar o momento ideal. Hoje, há mais de 130 solicitações na Câmara contra o chefe do Executivo. 

Assista ao trecho completo:

O ex-presidente ainda citou o exemplo de quando era chefe do Executivo. Temer relembrou que sofreu duas tentativas de impeachment, mas que não havia povo na rua pedindo. “Quando tem povo na rua, sensibiliza o Congresso e o Congresso completa o decreta o impedimento.”, completou.

Participaram da bancada de entrevistadores Basília Rodrigues, analista de política da CNN Brasil; Andreza Matais, editora-executiva do Estadão em Brasília; Paulo Celso Pereira, editor-executivo dos jornais O Globo e Extra; Vinicius Mota, secretário de redação da Folha de S. Paulo; Diogo Schelp, colunista do portal UOL e comentarista da Rádio Jovem Pan.

O Roda Viva vai ao ar às segundas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista o programa completo: