Notícias

19 trabalhadores da Vale são resgatados após ficarem presos na mina subterrânea Totten, no Canadá

Os funcionários da mina que produz níquel em Sudbury, Ontário, ficaram presos em uma profundidade entre 900 a 1200 metros, após um acidente com uma pá escavadeira, neste domingo (26)


28/09/2021 09h34

Dos 39 trabalhadores presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, 19 foram resgatados, segundo comunicado da mineradora Vale, divulgado nesta terça-feira (28).

Os funcionários da mina que produz níquel em Sudbury, Ontário, ficaram presos em uma profundidade entre 900 a 1200 metros, após um acidente com uma pá escavadeira, neste domingo (26). O equipamento, que estava sendo transportado pelo acesso à mina, caiu bloqueando a abertura por onde passariam os funcionários. Segundo o comunicado, os 39 empregados, “não puderam sair da mina devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo”.

Após o acidente, os trabalhadores se abrigaram em postos de refúgio subterrâneos. De acordo com a Vale, os outros 20 empregados devem voltar à superfície “ainda nesta manhã”.

Além da equipe de resgate da Vale, a Ontario Mine Rescue também está atuando na retirada dos funcionários. Até o momento, não há informações sobre ferimentos. A mineradora informou que os resgatados "estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa".

Leia o comunicado na íntegra:

A Vale informa que o retorno dos empregados à superfície na mina Totten em Sudbury, Ontário, Canadá continua nesta manhã após a subida bem sucedida de muitos deles durante a noite. Dezenove pessoas já voltaram à superfície no início desta manhã e o restante está a caminho.

No domingo, 39 empregados não puderam sair da mina devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo. Enquanto as condições no eixo eram avaliadas, os empregados se dirigiam a estações de refúgio subterrâneas como parte dos procedimentos padrão da empresa.

No domingo à noite, eles iniciaram o caminho à superfície por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate de minas por sua dedicação e apoio incansáveis”, disse Gord Gilpin, Chefe de Operações de Mineração das Operações da Vale em Ontário. “Este tem sido um esforço de equipe incrível.”

Os demais empregados devem chegar à superfície ainda nesta manhã. Os que já voltaram à superfície estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa.

A saída dos empregados está sendo apoiada pela equipe de resgate de minas da Vale e pela Ontario Mine Rescue.

Leia mais: ButanVac é segura e gera resposta imunológica contra Covid-19, aponta resultado preliminar;Auxílio Emergencial 2021: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 8 recebem 6ª parcela

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças