Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A TÜV SÜD, empresa de consultoria alemã, responsável por atestar a estabilidade da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começa a ser julgada pela Justiça da Alemanha nesta terça-feira (28).

A estrutura da Vale entrou em colapso no dia 25 de janeiro de 2019, provocando a morte de 270 pessoas. O julgamento definirá se houve responsabilidade da empresa no rompimento da barragem.

A TÜV SÜD é acusada de negligência por atestar a segurança e de aplicar padrões de verificação que não atendem às exigências internacionais. A audiência, realizada em Munique, começou às 9h30 no horário local (4h30 no horário de Brasília). 

Participam do julgamento familiares de Isabela Barroso Câmara Pinto, que trabalhava como engenheira da Vale quando a barragem se rompeu. Ela morreu soterrada aos 30 anos de idade. O prefeito de Brumadinho, Alvimar de Melo Barcelos (PV), também está na Corte. Ele luta para que a empresa alemã indenize o município pela tragédia.

A ação civil representa apenas seis familiares de Isabela e o município de Brumadinho, mas servirá de paradigma para muitos outros familiares de vítimas e afetados pela tragédia que cogitam buscar indenização da TÜV SÜD na Justiça alemã. O escritório de advocacia atuante no caso, PGMBM, representa cerca de 1.500 pessoas afetadas pelo rompimento da barragem.

Leia também: 19 trabalhadores da Vale são resgatados após ficarem presos na mina subterrânea Totten, no CanadáButanVac é segura e gera resposta imunológica contra Covid-19, aponta resultado preliminar