São Paulo retoma 'Corujão da Saúde' com atendimento para pacientes com câncer
O programa irá atender cerca de 335 mil exames atrasados devido a pandemia de Covid-19
29/09/2021 13h42
O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (29), a retomada do “Corujão da Saúde”. O retorno do programa priorizará pacientes oncológicos e tem como objetivo atender cerca de 335 mil exames atrasados devido a pandemia de Covid-19.
A iniciativa acontece em mais de 11 especialidades cadastradas pelos municípios do estado na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o dia 31 de agosto.
Entre os exames estão endoscopias, colonoscopias, rectosigmoidoscopias, tomografías computadorizadas, ultrassonografias, biópsias e ressonâncias magnéticas. As análises buscam diagnosticar câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele. A medida também irá oferecer 19,1 mil sessões de radioterapia para 1 mil pacientes.
“A primeira fase do Corujão da Saúde cuida de uma área muito sensível, que envolve os pacientes oncológicos. Temos a obrigatoriedade de agilizar não somente os diagnósticos destes pacientes, como também o início do tratamento”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Os atendimentos terão início a partir desta sexta-feira (1º) em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e hospitais da Secretaria de Estado da Saúde. Na rede privada, a previsão de início é dia 11 de outubro.
“Com a queda de internações por Covid-19 e o avanço da vacinação em São Paulo, que é o estado que mais vacina no Brasil, será possível retomar o Corujão da Saúde nos melhores hospitais públicos e privados, como os hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e o Oswaldo Cruz”, afirmou o governador João Doria.
Ao todo 50 hospitais particulares foram habilitados para atender os pacientes. Outras redes privadas que desejarem fazer parte do Corujão da Saúde poderão se inscrever até a próxima sexta.
Veja mais na coletiva de imprensa desta quarta-feira (29):
Leia mais: SP: Governo anuncia 'Dia V' para incentivar a busca pela segunda dose da vacina contra Covid-19;Governo de SP anuncia 3ª dose das vacinas contra Covid-19 para profissionais da saúde
REDES SOCIAIS