Notícias

São Paulo retoma 'Corujão da Saúde' com atendimento para pacientes com câncer

O programa irá atender cerca de 335 mil exames atrasados devido a pandemia de Covid-19


29/09/2021 13h42

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (29), a retomada do “Corujão da Saúde”. O retorno do programa priorizará pacientes oncológicos e tem como objetivo atender cerca de 335 mil exames atrasados devido a pandemia de Covid-19.

A iniciativa acontece em mais de 11 especialidades cadastradas pelos municípios do estado na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o dia 31 de agosto.

Entre os exames estão endoscopias, colonoscopias, rectosigmoidoscopias, tomografías computadorizadas, ultrassonografias, biópsias e ressonâncias magnéticas. As análises buscam diagnosticar câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele. A medida também irá oferecer 19,1 mil sessões de radioterapia para 1 mil pacientes.

“A primeira fase do Corujão da Saúde cuida de uma área muito sensível, que envolve os pacientes oncológicos. Temos a obrigatoriedade de agilizar não somente os diagnósticos destes pacientes, como também o início do tratamento”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Os atendimentos terão início a partir desta sexta-feira (1º) em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e hospitais da Secretaria de Estado da Saúde. Na rede privada, a previsão de início é dia 11 de outubro

“Com a queda de internações por Covid-19 e o avanço da vacinação em São Paulo, que é o estado que mais vacina no Brasil, será possível retomar o Corujão da Saúde nos melhores hospitais públicos e privados, como os hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e o Oswaldo Cruz”, afirmou o governador João Doria.

Ao todo 50 hospitais particulares foram habilitados para atender os pacientes. Outras redes privadas que desejarem fazer parte do Corujão da Saúde poderão se inscrever até a próxima sexta.

Veja mais na coletiva de imprensa desta quarta-feira (29):


Leia mais: SP: Governo anuncia 'Dia V' para incentivar a busca pela segunda dose da vacina contra Covid-19;Governo de SP anuncia 3ª dose das vacinas contra Covid-19 para profissionais da saúde

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças