Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Ministério da Saúde
Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

A partir desta sexta-feira (1º), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo dá início à campanha nacional de multivacinação, voltada para imunizar crianças e adolescentes até 15 anos contra as mais diversas doenças.

Neste ano, as vacinas disponíveis na campanha são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria e tétano.

A ação tem como objetivo, além de oferecer o acesso a esses imunizantes, atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade, assim como aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras. A iniciativa será reforçada em 16 de outubro, quando ocorrerá o "Dia V" da vacinação na capital.

Segundo a gestão municipal, os imunizantes serão aplicados em toda sua rede, formada por 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os locais de vacinação podem ser consultados na página Busca SaúdeA imunização contra a Covid-19 seguirá normalmente nos megapostos, drive-thrus e postos volantes.

Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a SMS recomenda que os postos sejam procurados. "Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada. Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos".

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, além de um documento com foto tanto de quem será imunizado como do acompanhante. Em virtude da pandemia, a prefeitura informou que apenas um familiar deve acompanhar as crianças e adolescentes no momento da vacina.

A gestão municipal ainda explicou que, com a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes acima de 12 anos contra a Covid-19, dependendo da vacina, não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para participar da campanha de multivacinação.

Leia também: Caixa libera 6ª parcela do auxílio emergencial aos nascidos em outubroSão Paulo aplica 3ª dose contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos nesta sexta-feira