Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Planalto
Reprodução/Flickr Planalto

O ministro da Economia e o presidente do Banco Central possuem empresas em paraísos fiscais, segundo a “Pandora Papers”. A apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) também aponta que Paulo Guedes e Roberto Campos Neto mantiveram o funcionamento de seus empreendimentos mesmo após fazerem parte do Governo Federal em 2019.

As offshores de Guedes e Campos Neto, duas das pessoas mais importantes para a economia do Brasil, estariam nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe. A investigação precisou de 615 jornalistas, de 149 veículos (dentre eles BBC, The Washington Post, Radio France, Die Zeit, NHK, etc.) e 117 países diferentes. Ambos os acusados afirmam que os negócios são declarados e descartam possíveis irregularidades.

Leia mais: Eduardo Paes confirma carnaval sem restrições no Rio de Janeiro em 2022

Neymar tem “pior desempenho da temporada” e tira nota 2,5 em derrota do PSG

Foi concluído que o presidente do Banco Central não fez investimentos após assumir o cargo, em respeito às regras. No entanto, o ministro não respondeu se houve qualquer tipo de movimentação ou ação do tipo. A atual legislação permite empresas offshores, contato que haja a declaração na receita e no banco, além de origem legal dos recursos. Aqueles que ocupam cargos públicos têm diversas restrições para garantir a imparcialidade.

Os dois teriam atuado para modificar normas específicas para essas empresas. Dentre as mudanças, houve o aumento do limite para os valores depositados no exterior, por exemplo. Outra tentativa é uma parte da reforma tributária proposta por Guedes. De acordo com o trecho, as offshores ficariam isentas do imposto sobre seus respectivos rendimentos.