Notícias

Fumio Kishida é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

Ex-ministro das Relações Exteriores de 64 anos foi eleito pelo Parlamento nesta segunda-feira (4); Kishida substitui Yoshihide Suga, que deixou o cargo depois de 1 ano, com baixa popularidade


04/10/2021 10h19

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão Fumio Kishida foi eleito nesta segunda-feira (4) o 100º primeiro-ministro do país, após conquistar a maioria dos votos em ambas as casas do Parlamento - controladas pelo Partido Liberal Democrata (PLD), sua legenda. A expectativa é que ele nomeie os membros de seu gabinete até o fim do dia.

Kishida tem 64 anos, é considerado um político moderado e sucede Yoshihide Suga. O agora ex-premiê decidiu não buscar reeleição depois de apenas um ano no cargo. Suga foi criticado pela condução da pandemia, realização da Olimpíada e pela queda do PIB (Produto Interno Bruto) do país e assim viu sua popularidade cair ao longo do mandato.

O PLD é considerado favorito para as eleições legislativas de novembro, mas a rede de televisão japonesa NHK afirma que Kishida pretende dissolver o Parlamento e adiantar o pleito para 31 de outubro. 

Leia também: Senador Randolfe Rodrigues desloca ombro após tentar defender um pênaltiQueiroga volta ao Brasil após cumprir quarentena em Nova York

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças