Notícias

Nova Zelândia abandona política 'Covid Zero' após avanço da vacinação no país

Segundo a primeira-ministra, Jacinda Ardern, devido ao surto da variante Delta 'o retorno a zero tem sido extremamente difícil'


04/10/2021 11h41

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira (4) que está abandonando a política “Covid Zero”, adotada para eliminar a disseminação do vírus no país. Segundo a primeira-ministra Jacinda Ardern, “o retorno a zero tem sido extremamente difícil”.

Após o surto da variante Delta que elevou o número de casos na região, Ardern afirmou que o país tentará conviver com o vírus, controlando a disseminação e ampliando a vacinação.

“O surto Delta provou ser difícil de conter, agravado por baixo nível de cobertura vacinal no início do surto e falta de planejamento e preparo para enfrentá-lo”, disse Ardern.

“É claro que um longo período de restrições pesadas não nos levou a zero casos, mas a tentativa de eliminação foi importante porque não tínhamos vacinação, mas agora temos. Assim, podemos começar a mudar a maneira como fazemos as coisas”, explicou a primeira-ministra.

O país é um dos poucos que conseguiram reduzir os casos de Covid-19 a zero em 2020, fechando fronteiras, rastreando contatos e adotando a quarentena.

Segundo nota do Partido Nacional da Nova Zelândia, “infelizmente, o governo desviou o foco durante 2021".

Até o momento, 52% da população da Nova Zelândia está com a imunização completa, segundo Ardern.

Leia mais:Talibã destrói célula do Estado Islâmico em Cabul, segundo porta-voz;Irã envia mais uma ajuda humanitária ao Afeganistão

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças