Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr TSE
Reprodução/Flickr TSE

Nesta segunda-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, garantiu eleições livres em 2022 e exaltou o papel do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e TSE na defesa da democracia. 

As declarações de Barroso foram feitas em seu discurso de abertura do "Seminário Internacional: Integridade Eleitoral na América Latina – Experiências Recentes e Perspectivas", organizado em parceria pelo TSE e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Sem citar nomes, ele disse que políticos eleitos pelo voto popular buscam a "erosão" da democracia. No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de atos pró-governo em Brasília e em São Paulo e fez discurso com ameaças golpistas ao STF, em especial, ao próprio Barroso e Alexandre de Moraes.

Conforme o ministro Barroso, no entanto, Congresso Nacional, STF e o próprio TSE têm sido "bons guardiões" da democracia, que "resistiu e se consolidou" diante de "muitos ataques vindos de diferentes pontos".

"A estratégia antidemocrática ataca instituições judiciais e eleitorais como forma de minar a democracia e, para protegê-la, só há um remédio na farmacologia jurídica: instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre. Por essa razão, somos todos militantes da proteção da democracia no Brasil", disse.

"Felizmente, o Congresso Nacional, STF e TSE têm sido bons guardiões da democracia, que resistiu e se consolidou diante de muitos ataques vindos de diferentes pontos", acrescentou Barroso.

O ministro também se mostrou “seguro com as eleições de 2022 para uma campanha robusta e digna para a escolha do novo presidente”.

Em seu discurso, Barroso ainda afirmou ter sido questionado por um dos participantes do seminário sobre como o TSE resistiu a meses de ataques grosseiros e mentirosos. "A verdade é que o mal existe e é poderoso, mas não pode mais do que o bem. Essa talvez seja minha crença mais profunda. Resistimos aos ataques e vencemos com verdade e boa-fé. Ao contrário do que os tempos agressivos e cheios de ódio possam sugerir, essas são as forças mais poderosas do universo: trabalho honesto, princípios, verdade e boa-fé".

Leia também: WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar nesta segundaNova Zelândia abandona política 'Covid Zero' após avanço da vacinação no país