Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O óleo vegetal de cozinha é um item essencial para o preparo de alimentos e por isso está na lista de mercado das famílias há décadas. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), seu consumo anual ultrapassa a casa dos três bilhões de litros.

Entretanto, o descarte incorreto do óleo vegetal pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente. Para conscientizar a sociedade sobre a importância da separação desse produto e dos benefícios da sua reciclagem, diversos projetos são colocados em prática, como o "Programa Óleo Sustentável", promovido pela ABIOVE e o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais (SINDOLEO) desde 2012.

“Todo o óleo coletado, que é entregue voluntariamente pelos consumidores nos pontos de entrega, é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, sendo destinado para produção de biodiesel e como insumo para a fabricação de tintas, vernizes, sabão biodegradável, ração animal, dentre outros. Desta maneira, os impactos ambientais do descarte irregular do óleo são mitigados e o óleo se torna um resíduo de alto valor, gerando empregos e contribuindo para a renda de diversas famílias”, afirma Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE.

No final de 2020, a ABIOVE, o SINDOLEO, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) assinaram com a Cetesb e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) um novo termo de compromisso para a "Logística Reversa de Óleo Comestível", no qual constam metas anuais de recolhimento e destinação do resíduo, instalação de pontos de entrega voluntária, distribuição geográfica das ações no estado, além de iniciativas de educação ambiental e comunicação. A meta para este ano é coletar 700 mil litros e chegar a um milhão em 2024.

No próximo dia 15, Dia do Consumo Consciente, às 14h, as organizações signatárias do termo de compromisso farão uma live com o objetivo de apresentar detalhes do programa e promover os benefícios do descarte adequado do óleo de cozinha usado para o varejo, sociedade e meio ambiente. Faça a inscrição por através deste link.

Leia também: “Instagram caiu, WhatsApp caiu, Facebook caiu, só falta o…”, diz Randolfe RodriguesBarroso exalta Congresso, STF, TSE e garante eleições livres em 2022