Notícias

PSOL solicita abertura de CPI para investigar offshores

Um requerimento foi enviado à Câmara dos Deputados para que uma CPI de investigação de paraísos fiscais de Paulo Guedes e Roberto Campos seja aberta


04/10/2021 15h40

A bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (04). O objetivo é coletar assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as empresas offshore do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A líder da bancada do PSOL na Câmara fez um pronunciamento no Twitter.

Junto com os partidos de oposição, o Ministério Público Federal (MPF) foi acionado para a investigação, assim como a convocação de ambos na Câmara dos Deputados também foi requisitada.

Leia mais: Fundação Tide Setubal lança plataforma para promoção da diversidade racial em postos de liderança

Uma denúncia batizada de Pandora Papers foi realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) no último domingo (03), avisando sobre a existência de offshores no mundo inteiro, citando dois nomes importantes do Brasil. Entre eles Paulo Guedes com uma empresa em seu nome, e Roberto Campos Neto com quatro empresas em seu nome.

Com a alta do dólar e a inflação, o lucro de empresas no exterior foi favorecido, e Guedes rendeu em torno de 14 milhões com sua empresa.

O Brasil não considera ilegal a existência de paraísos fiscais, desde que estes sejam declarados à Receita Federal. A ação de Guedes viola o Código de Conduta da Alta Administração Federal. Além disso, empresas de paraísos fiscais também servem como fins ilícitos, como ocultação de patrimônio e venda de drogas.

Leia também: Telegram também apresenta instabilidades nesta segunda-feira (4)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças