CPI da Covid ouve Raimundo Nonato, sócio da VTCLog, nesta terça-feira
Previsão do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), é que o relatório final seja votado no próximo dia 20
05/10/2021 08h34
Nesta terça-feira (5), a CPI da Covid ouve o sócio da empresa de logística VTCLog, Raimundo Nonato Brasil. O requerimento para o depoimento partiu dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Humberto Costa (PT-PE).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli concedeu, na noite desta segunda-feira (4), um habeas corpus ao depoente, que permite o direito de ficar em silêncio na CPI sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si.
A VTCLog é prestadora de serviços ao Ministério da Saúde desde 2018. Ela é responsável pelo armazenamento e distribuição de insumos de saúde, incluindo as vacinas contra a Covid-19.
A comissão do Senado está apurando denúncias envolvendo o Departamento de Logística da pasta e o seu ex-diretor Roberto Ferreira Dias e, segundo a CPI, tem informações que o conectam com sócios da VTCLog.
Em 1º de setembro, o colegiado ouviu o motoboy da VTCLog Ivanildo Gonçalves, responsável por sacar R$ 4,7 milhões a pedido da empresa e de ter supostamente pagado boletos direcionados a Roberto Dias.
O motoboy confirmou que esteve no Ministério da Saúde em 2021 para “entregar um pen drive” no 4º andar — local onde está localizado o Departamento de Logística da pasta. Ele disse que não sabia especificar ao certo quem era a pessoa, mas afirmou que tratava-se de uma mulher. Segundo Ivanildo, ele retornava ao Ministério da Saúde para entregar faturas e protocolos dos pagamentos realizados em setores e salas diferentes.
Reta final
A previsão do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), é que o relatório final seja votado no dia 20 de outubro, e que o fim dos trabalhos da comissão seja marcado por uma cerimônia em homenagem às quase 600 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, ainda sem data confirmada.
Leia também: Caixa libera saques e transferências da 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em fevereiro e março; Covid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos
REDES SOCIAIS