Notícias

Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, vence o Nobel de Literatura de 2021

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7) pela Academia Sueca; escritor chegou ao Reino Unido na década de 1960 como refugiado


07/10/2021 11h00

Nesta quinta-feira (7), a Academia Sueca anunciou o vencedor do Prêmio Nobel 2021 de Literatura. O romancista Abdulrazak Gurnah é o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

Gurnah, de 73 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e chegou à Inglaterra como refugiado no final da década de 1960. Até sua recente aposentadoria, ele foi professor de Inglês e de Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, no Reino Unido.

Ainda refugiado, o romancista começou a escrever aos 21 anos. Atualmente, ele tem dez romances publicados. Autor de “Afterlives”, publicado em 2020, Gurnah constrói seu universo literário com ricas descrições sobre a África Oriental – evitando estereótipos, revelando conflitos e mostrando a diversidade cultural local.

    “A dedicação do laureado à verdade e sua aversão à simplificação são impressionantes. Seus romances evitam descrições estereotipadas e abrem nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”, escreveu a Academia Sueca ao anunciar o premiado.

    Apesar de sua primeira língua ter sido Suaíli, foi o inglês que se tornou a sua ferramenta literária. O prêmio foi concedido devido ao fato de sua obra estar centrada nos temas relativos aos refugiados.

    Para a Academia, a literatura de Gurnah rompe “conscientemente com as convenções, invertendo a perspectiva colonial para destacar a das populações indígenas.”

    Este ano, o prêmio para cada uma das categorias do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).

    Veja o cronograma completo da premiação

    Literatura: quinta-feira (7)

    Paz: sexta-feira (8)

    Economia: segunda-feira (11)

    Leia também: Nobel de Química vai a cientistas que criaram ferramenta para construção de moléculasNobel de Física vai para trio de cientistas por trabalho que ajuda a compreender mudança climática

    ÚLTIMAS DO FUTEBOL

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

    EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

    Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

    Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

    Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças