Notícias

Novo teste de Covid-19 permite identificar o vírus e a carga viral por meio da saliva

A testagem possui tecnologia eletroquimioluminescente, ou seja, quando detectada a presença de material genético do patógeno, uma luz vermelha é emitida, indicando resultado positivo


07/10/2021 10h55

Um novo teste para detectar a presença do SARS-CoV-2 foi produzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O novo exame, semelhante ao RT-PCR, permite verificar a presença do vírus e a carga viral da pessoa infectada por meio da saliva.

A testagem possui tecnologia eletroquimioluminescente, ou seja, quando detectada a presença de material genético do patógeno, uma luz vermelha é emitida, indicando resultado positivo. A carga viral é identificada de acordo com a intensidade da luz. O dispositivo pode ser conectado a um smartphone, o que permite que o processo seja concluído sem a atuação de um profissional especializado.

“O teste tem as vantagens de ser portátil, conseguir analisar 20 amostras ao mesmo tempo e poder se conectar a um smartphone. Tudo com a mesma sensibilidade e precisão dos testes de RT-PCR”, explicou o pesquisador do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar e coordenador do projeto, Ronaldo Censi Faria, à Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto, fruto da pesquisa de doutorado de Taise Helena Oliveira Leite, sob orientação de Faria, teve apoio da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O projeto de pesquisa e desenvolvimento do teste já tinha iniciado e, quando chegou a pandemia, vimos que o modelo poderia ser adaptado para a Covid-19. Rapidamente fizemos alteração no dispositivo que inicialmente detectava o DNA e a quantidade de bactérias que provocam a sepse para a indicação do RNA e carga viral do SARS-CoV-2. Isso mostra como a pesquisa tem de ser constante, ainda mais quando precisamos dar resposta rápida a uma emergência”, explicou Faria.

Leia mais: Covid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos;Governo de SP divulga calendário para dose de reforço contra Covid-19; veja datas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças