O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (7) debateu se a loucura está dominando o mundo. O filósofo Luiz Felipe Pondé e a apresentadora Thaís Oyama conversaram sobre o aumento das doenças psiquiátricas, principalmente entre jovens.
Leia mais: "A propagando realça o lado bom, mas te avisa do que está fazendo", afirma Celso Loducca
O filósofo acredita que agora as pessoas debatem mais essas questões, o que leva a um maior número de diagnósticos. Esses debates acontecem principalmente nas redes sociais, onde os usuários falam abertamente sobre seus problemas.
O problema, segundo Pondé, é que isso gera uma glamourização da vulnerabilidade, porque as pessoas compartilham suas tristezas esperando receber algo positivo em troca. Thaís relembrou o caso da atleta Simone Biles, que desistiu de competir em algumas provas dos Jogos Olímpicos para preservar a saúde mental e foi aplaudida por isso.
Para o filósofo, os sentimentos ganharam valor, virando terreno de exploração pública. “Ela abre mão da participação pelo estresse, mas ela ganha em outro território(...) é um mercado”, completou.
Veja o trecho completo:
Leia também: “O Século XXI vai ser da mentira, do marketing e da psiquiatria”, diz Pondé no Linhas Cruzadas
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS