Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira questionou se a loucura dominou o mundo. Com apresentação de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o programa discutiu como o marketing contribui para essa loucura.

Leia mais: "A propagando realça o lado bom, mas te avisa do que está fazendo", afirma Celso Loducca

Pondé acredita que este século esteja dominado por propagandas mentirosas, que faz com que as pessoas busquem um padrão de objetivos na vida que definiriam o sucesso. “O marketing narra a vida de sucesso, a vida de performance em que você tem que bater meta em várias áreas, tem que performar o tempo inteiro e o marketing diz que é possível, uma espécie de otimismo como virtude cívica”.

Segundo, o filósofo, quando esse sucesso não vem, a tendência é do aumento da ansiedade e da depressão, pois a demanda muito alta gera sofrimento.

“Daí nasce a minha suspeita de que o século XXI vai ser dominado pela mentira sistemática, pelo marketing e pela psiquiatria, porque ela tem que oferecer as ferramentas para você sobreviver a uma demanda tão grande de resultados”, completou Pondé.

Veja o trecho completo: 

Leia também: Linhas Cruzadas: Para Pondé, estamos vivendo a “glamourização da vulnerabilidade”

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.