Notícias

Lewandowski nega pedido para obrigar Davi Alcolumbre a definir a data para sabatina de André Mendonça

De acordo com o ministro do STF, marcação da sessão diz respeito ao Senado e não cabe interferência da suprema corte


11/10/2021 20h29

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski negou o pedido de senadores que buscava a obrigatoriedade na marcação de uma data para a sabatina de André Mendonça por parte do presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) Davi Alcolumbre (DEM).

Ex-ministro da Justiça e advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a vaga de ministro da suprema corte, aberta após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

A indicação oficial de Bolsonaro foi feita há quase três meses, no dia 13 de julho de 2021. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux já declarou, no mês passado, que a indefinição no nome para a vaga geravaincômodo”. Para se concretizar como ministro do STF, Mendonça precisa ser sabatinado pelos senadores e aprovado pela CCJ.

Leia Também: Moraes prorroga inquérito que investiga suposta interferência de Bolsonaro na PF

Em sua decisão, Lewandowski defendeu que a definição da data da sabatina é uma questão do Senado, sendo assim, não caberia uma interferência do STF.

“A jurisprudência desta Suprema Corte, em observância ao princípio constitucional da separação dos poderes, é firme no sentido de que as decisões do Congresso Nacional levadas a efeito com fundamento em normas regimentais possuem natureza interna corporis, sendo, portanto, infensas à revisão judicial", analisou o ministro.

O pedido à suprema corte foi elaborado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Jorge Kajuru (Podemos). Eles afirmaram que não há “motivo republicano” para o presidente da CCJ não marcar a data da sessão.

Leia Também: Perguntado sobre 600 mil mortes por Covid-19, Bolsonaro responde: "Não vim me aborrecer"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças