Notícias

ONG austríaca denuncia Bolsonaro ao Tribunal de Haia por destruir a Amazônia

A organização acusa o mandatário brasileiro de crime contra a humanidade devido ao desmatamento


12/10/2021 08h59

A ONG austríaca All Rise apresentou ao Tribunal Penal Internacional, órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (12), uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade devido ao desmatamento na Amazônia, que, segundo a iniciativa, tem consequências para a vida de todos.

Esta é a sétima denúncia de conhecimento público que Bolsonaro recebe em Haia, sendo que as outras acusações envolveram a gestão da pandemia e direitos indígenas. No site, a campanha “O planeta vs Bolsonaro” expõe as evidências da ONG em considerar o crime e confirmam o encaminhamento do processo para o TPI.

Dentre os exemplos, a All Rise anuncia que “a destruição da Amazônia aumenta a probabilidade de condições climáticas extremas em todo o mundo”; “sob Bolsonaro, taxas de desmatamento aceleraram em 88%”; “no ano passado, desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 44%”; “multas por desmatamento ilegal caíram 42%”; “sob o Bolsonaro os incêndios florestais dobraram em relação à década anterior”; entre outras alegações.

Na primeira etapa, a procuradoria deve avaliar se a acusação é válida para, posteriormente, abrir um processo de investigação. O caso também deve sofrer pressão na COP26, a Cúpula do Clima, que ocorre entre 31 de outubro e 12 de novembro.

Confira a matéria completa do Jornal da Tarde: 

Leia mais: Dia da Padroeira do Brasil é celebrado com missas presenciais na Basílica de Aparecida; Roda Viva: "Causa, no mínimo, surpresa", diz Renata Gil sobre empresa de Guedes em paraíso fiscal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças