Notícias

ONG austríaca denuncia Bolsonaro ao Tribunal de Haia por destruir a Amazônia

A organização acusa o mandatário brasileiro de crime contra a humanidade devido ao desmatamento


12/10/2021 08h59

A ONG austríaca All Rise apresentou ao Tribunal Penal Internacional, órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (12), uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade devido ao desmatamento na Amazônia, que, segundo a iniciativa, tem consequências para a vida de todos.

Esta é a sétima denúncia de conhecimento público que Bolsonaro recebe em Haia, sendo que as outras acusações envolveram a gestão da pandemia e direitos indígenas. No site, a campanha “O planeta vs Bolsonaro” expõe as evidências da ONG em considerar o crime e confirmam o encaminhamento do processo para o TPI.

Dentre os exemplos, a All Rise anuncia que “a destruição da Amazônia aumenta a probabilidade de condições climáticas extremas em todo o mundo”; “sob Bolsonaro, taxas de desmatamento aceleraram em 88%”; “no ano passado, desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 44%”; “multas por desmatamento ilegal caíram 42%”; “sob o Bolsonaro os incêndios florestais dobraram em relação à década anterior”; entre outras alegações.

Na primeira etapa, a procuradoria deve avaliar se a acusação é válida para, posteriormente, abrir um processo de investigação. O caso também deve sofrer pressão na COP26, a Cúpula do Clima, que ocorre entre 31 de outubro e 12 de novembro.

Confira a matéria completa do Jornal da Tarde: 

Leia mais: Dia da Padroeira do Brasil é celebrado com missas presenciais na Basílica de Aparecida; Roda Viva: "Causa, no mínimo, surpresa", diz Renata Gil sobre empresa de Guedes em paraíso fiscal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ