Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Ministério da Economia
Flickr/Ministério da Economia

Em viagem aos Estados Unidos, o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta terça-feira (12) que o aumento dos preços dos alimentos e da energia são os grandes responsáveis pela atual taxa de inflação no Brasil. Além disso, alegou que diversos países também estão sofrendo com a inflação.

“A inflação está em todo o mundo. Metade da inflação é exatamente comida e energia. Por isso, nossa proteção [social] ainda está lá. Vamos manter essa proteção. Vamos aumentar a transferência direta de renda para população pobre para cobrir os preços dos alimentos e da energia”, disse Guedes em entrevista para a CNN Internacional.

A transferência de renda citada por ele é o Auxílio Brasil, programa social substituto do Bolsa Família, que o governo pretende lançar em novembro. O objetivo é elevar o valor mensal do benefício para R$ 300. O valor médio do Bolsa Família é de R$ 190.

O IPCA, índice oficial de inflação do país, atingiu 1,16% em setembro e já acumula alta de 10,25% nos últimos 12 meses. Esse indicador é é quase o dobro do teto da meta de inflação perseguida pelo BC, Banco Central, de 5,25%.

Leia também: "Causa, no mínimo, surpresa", diz Renata Gil sobre empresa de Guedes em paraíso fiscal

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), a inflação deve seguir em alta no mundo inteiro até, pelo menos, dezembro de 2021. Apenas no próximo ano será possível retornar aos níveis pré-pandêmicos.

O ministro está em Washington justamente para participar da reunião anual do FMI.

Política contra a Covid-19

Na entrevista, Guedes foi questionado sobre a maneira como o Brasil combateu a Covid-19. Na última semana, o país atingiu a triste marca de 600 mil mortes pelo coronavírus. Para o ministro, as declarações de que o país não priorizou preservar vidas são “barulho político”.

“Gastamos mais salvando vidas que vocês [Estados Unidos]. Gastamos mais dinheiro salvando vidas que países desenvolvidos. 10% mais. E usamos o dobro de gastos para preservar vidas que a média dos países emergentes”, disse.