Notícias

Presidente do Chile declara estado de emergência por conflito com indígenas mapuches

De acordo com Piñera, a região sul do país enfrenta protestos intensos com igrejas queimadas, destruição de instrumentos agrícolas e ataques aos policiais


13/10/2021 09h09

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência, nesta terça-feira (12), em quatro províncias do país devido ao aumento da violência na região.

Incluindo a capital Santiago, grande parte do país está passando por uma onda de protestos conduzidos por índios mapuches, a etnia mais populosa do Chile. Em pronunciamento publicado nas redes sociais, Piñera alegou que, apesar de algumas manifestações pacíficas, a situação é preocupante no sul do país.

Há bloqueios de ruas, destruição de maquinários agrícolas e incêndios de igrejas - uma católica e outra evangélica já foram queimadas. De acordo com o presidente, foram registrados ataques às autoridades policiais com uso de armas de fogo de grosso calibre e apoio do narcotráfico.

"Este estado de exceção constitucional de emergência é para enfrentar melhor o terrorismo, o narcotráfico e o crime organizado. Em hipótese alguma será contra o povo ou um grupo de cidadãos pacífico", declarou Piñera.

Leia mais: Caixa libera saques e transferências da 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em julhoAulas presenciais voltam a ser obrigatórias em SP a partir de segunda-feira (18)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças