Na última terça-feira (12), o chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde) Tedros Adhanom criticou a divisão desigual de vacinas contra Covid-19 pelo mundo. Através de uma publicação em sua conta do Twitter, ele afirmou que a “humanidade está falhando de maneira vergonhosa".
Leia também: Após Ciro Gomes criticar Lula, Dilma rebate: “Tentando reagir à sua baixa aprovação popular”
“Devemos avaliar o papel que o setor privado desempenhou na resposta contra a Covid-19 e no desenvolvimento de vacinas no menor tempo possível. Mas devemos garantir o acesso para todos”, escreveu. Mais de 60% das vacinas produzidas foram usadas nos 10 países mais ricos do mundo.
Humanity is failing miserably with vaccine injustice. Debating whether intellectual property rights should be waived in such an unprecedented crisis, when thousands of lives are lost every week, is wrong. Why do we have such an instrument if we don't use it now? #VaccinEquity
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) October 12, 2021
Leia também: Bolsonaro diz que vacinação contra a Covid-19 é como “jogar na loteria R$ 10 para ganhar R$ 2”
Ainda, ele apontou que a aplicação da terceira dose de maneira aleatória é uma vergonha, já que muitos ainda não tiveram acesso à primeira dose. Na última segunda-feira (11), a OMS recomendou a terceira dose para imunossuprimidos e idosos, mas criticou o reforço para grupos saudáveis.
Veja a reportagem completa:
REDES SOCIAIS