Em contramão à queda da transmissão da Covid-19 no Brasil, o Distrito Federal registrou uma taxa maior nas últimas semanas. Segundo o cálculo do Imperial College, a taxa de transmissão do vírus no país é de 0,6, ou seja, 10 pessoas infectadas passam para outras seis. Entretanto, no Distrito Federal, este número varia perto de 1,05.
Leia também: Parlamentar britânico é assassinado durante evento em igreja
A comunidade científica acredita que parte do movimento decorre do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) que liberou todas as restrições de horário e comércio em setembro. Mesmo com os números, o governador descartou a volta de restrições para conter a Covid-19.
Ao Jornal da Tarde, o epidemiologista Mauro Sanches defendeu a fiscalização rígida ao comércio e a implementação de iniciativas de comunicação em massa. “O problema não é a abertura em si, e sim a falta de capacidade de fiscalização para que as aberturas sejam seguras”, afirmou.
Leia também: Nível de reservatórios de hidrelétricas para outubro é o mais baixo desde 2000
Sobre a comunicação, Mauro reforçou a necessidade da conscientização da população de que não é o momento de “baixar a guarda”, mesmo com a vacinação.
Veja a reportagem completa:
REDES SOCIAIS