Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No último sábado (16), dois indígenas da etnia Kaingang foram mortos a tiros na Reserva Indígena de Serrinha, no norte do Rio Grande do Sul, em meio a um conflito de arrendamento das terras do local. Moradores denunciaram o cacique da aldeia Marciano Inacio Claudino pelos crimes.

Parte de seus 12 mil hectares de área da reserva são arrendadas pelo líder da aldeia, e a comunidade não o reconhece como cacique por isso, alega que está sendo ameaçada. Ao Jornal da Tarde, Maríndia Silva, esposa de uma das vítimas do último sábado, afirmou que ele morreu lutando.

Leia também: Governo busca recursos para pagar benefício de R$ 300,00 do Auxílio Brasil, afirma ministro

Mais de 30 pessoas da etnia Kaingang foram retiradas de suas moradias por segurança, enquanto o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pediu ação urgente do Ministério Público e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Roberto Antonio Liebgott, coordenador do Cimi-Sul, reforçou a necessidade de medidas como força-tarefa na região e identificação e responsabilização daqueles que praticam arrendamento de terras em áreas indígenas.

Leia também: Luiza Trajano afirma que não vai se candidatar em 2022, mas diz ser uma pessoa política

Em nota, a Funai afirmou estar à disposição para colaborar com o trabalho das autoridades policiais que atuam nas investigações.

Veja a reportagem completa: