O mergulhador Shlomi Katzin encontrou uma espada datada do período das Cruzadas, na praia de Carmel, no norte de Israel, no último sábado (16), após uma corrente marítima alterar a areia no fundo do mar.
A lâmina da espada chega a um metro de comprimento e sua alça tem 30 centímetros. O artefato foi entregue à Autoridade de Antiguidades do país (IAI, na sigla em inglês).
"A espada, que foi mantida em perfeitas condições, é um achado lindo e raro, e parece pertencer a um cavaleiro cruzado. Foi encontrado coberto por uma pulseira marinha, mas parece ser feito de ferro. É emocionante encontrar um objeto tão pessoal, que o leva na sua imaginação 900 anos atrás no tempo, para outro período, de cavaleiros, armaduras e espadas", disse o supervisor da unidade de prevenção de roubos da IAI, Nir Distalfeld.
Shlomi Katzin, morador da região, recebeu um certificado de agradecimento e um elogio do diretor geral da IAI, Eli Escosido, pela descoberta.
Leia mais: Presidente do Equador declara estado de exceção por causa da violência e do narcotráfico;Ministro do Interior do Talibã procurado pelo FBI se encontra com familiares de homens-bomba
REDES SOCIAIS