Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto/ Twitter @ivanduque
Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto/ Twitter @ivanduque

Nesta terça-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu o presidente da Colômbia Ivan Duque no Palácio do Planalto em Brasília. Os dois devem assinar acordos e dar uma coletiva de imprensa ainda hoje.

Segundo a agenda oficial do Planalto, Bolsonaro recebeu o Duque por volta das 10h da manhã para uma reunião, acompanhado de seus ministros. Ainda hoje, o colombiano deve atender a um almoço organizado em sua homenagem no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Ivan Duque, que está em visita oficial ao Brasil, se encontrou ontem (18) com empresários em São Paulo a fim de incentivar o investimento externo na Colômbia. Depois, seguiu para Brasília, onde além da reunião com Bolsonaro, deve atender a um encontro com Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente.

Quando chegou ao Planalto, Duque foi recebido com uma cerimônia. O hino de ambos os países foram executados e um desfile com banda militar celebrou o encontro. O presidente colombiano usou sua conta no Twitter para divulgar a reunião e chamou Bolsonaro de "um grande amigo da Colômbia". 

Leia mais: Mergulhador encontra espada do período das Cruzadas em mar no Israel

A eleição de Ivan Duque, em 2018, marcou a volta dos conservadores ao poder na Colômbia. A vitória se adequa ao “giro de direita” da época, inclusive levando Jair Bolsonaro à presidência no Brasil.

Apesar de se identificar politicamente com a direita, Duque se afasta do presidente brasileiro de muitas formas. Quando se trata da gestão sanitária frente à pandemia, o colombiano já se vacinou contra a Covid-19, ao passo que Bolsonaro assumiu uma posição negacionista e afirmou que não irá tomar o imunizante.

Ainda, Ivan Duque assumiu em seu governo uma posição de proteção ao ambiente. Quando se trata da Amazônia, o colombiano procura sancionar normas que preservem a floresta e que promovam o desenvolvimento sustentável. Por outro lado, Jair Bolsonaro vem sendo criticado desde que entrou na presidência da República pelo descaso com o meio-ambiente, sendo um dos responsáveis pelo crescimento do desmatamento.

Mesmo que suas políticas possam ser consideradas mais moderadas do que as de Bolsonaro, Ivan Duque enfrentou protestos frente a seu governo durante a pandemia - fato que também aconteceu no Brasil. O povo colombiano foi às ruas questionar o governo de Duque depois de uma alta nos impostos. Eles também reivindicaram renda básica, oportunidades de emprego aos mais jovens e o fim da violência policial. No entanto, os manifestantes foram brutalmente reprimidos, levando à dezenas de mortos e feridos.

Leia também: Presidente do Equador declara estado de exceção por causa da violência e do narcotráfico