Notícias

‘Fruta Imperfeita’ ajuda pequenos produtores e promove o consumo consciente de alimentos

Delivery online vende cestas de frutas e legumes com formatos diferentes; loja luta pela sustentabilidade e contra o desperdício


20/10/2021 16h14

Principalmente após pandemia e todas as crises que foram intensificadas após sua chegada ao Brasil, iniciativas para ajudar os mais necessitados são cada vez mais importantes. Um exemplo de empresa que promove ideias ligadas à sustentabilidade e ao consumo consciente é o “Fruta Imperfeita”, que visa diminuir o desperdício de alimentos e ajudar os pequenos produtores.

“Por um consumo consciente e sem desperdício”, diz a conta oficial da iniciativa nas redes sociais. A empresa se trata de um delivery online que vende cestas de frutas e legumes com formatos diferentes, muitas vezes desperdiçados por não atenderem à estética desejada pelos consumidores. A loja, que fica em São Paulo, atende diversos bairros da capital, assim como locais do ABC paulista e de Guarulhos.

Os clientes podem escolher o tipo de cesta que desejam, definir o peso dos produtos e a frequência com a qual quer receber as frutas e legumes. Em caso de um pedido avulso, cada pessoa pode escolher o que não gostaria de receber, mas não consegue definir quais vegetais receberá. “Além de se surpreender com os imperfeitos, ela se surpreenda com itens-surpresa que vão ajudar a trazer novos sabores e ideias pro cardápio”, falou a comunicação da empresa em entrevista ao site da TV Cultura.

A ideia surgiu da necessidade de encontrar, junto aos pequenos produtores, uma maneira de se inserir no mercado tradicional de alimentos. Ao aliar a necessidade ao princípio de evitar o desperdício, se iniciou o ato de comercializar vegetais “que eram considerados imperfeitos, fossem grandes demais ou pequenos, com um formato ou uma cor estranha.”

Leia mais: Anúncio do Auxílio Brasil é adiado depois de racha na equipe do governo

CPI foi criada "principalmente para analisar a omissão" de Bolsonaro, afirma Omar Aziz

“Pensando em uma cadeia que fosse mais justa e sustentável, além de desafiar o padrão tradicional de beleza do alimento, nos aliamos a eles pra espalhar por aí a ideia de que a natureza nos oferece alimentos que são muito mais diversos do que o varejo nos apresenta”, completou a empresa.

Segundo o que relata a comunicação da loja, uma das maiores dificuldades do comércio é a adaptação dos clientes com o modelo de negócios e com os produtos esteticamente diferentes. Outro fator que às vezes se torna um empecilho é a dificuldade de viabilizar o serviço por parte dos pequenos produtores. “Tem a ver com os pequenos produtores e em como otimizar a logística pra trazer os produtos deles pra cá”, aponta.

Mesmo com as dificuldades e com o formato incomum, a empresa acredita que o mercado está crescendo para ações semelhantes. “Há muito espaço pra iniciativas que tem como propósito a luta contra o desperdício e a atuação em conjunto com os pequenos produtores”, destaca. O “Fruta Imperfeita” conclui que sua missão é “ajudar a criar pontes pra aumentar ainda mais esse movimento de luta contra o desperdício de alimentos.”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças